Destaque do Salão do Automóvel de São Paulo, o modelo Kyanit do Peugeot 2008 é fruto de uma longa parceria entre a 3D Systems e o Grupo PSA na parte de desenvolvimento e prototipagem no segmento automotivo. A versão que hoje está exposta ao público no salão do automóvel esteve dentro da fábrica da 3D Systems do Brasil durante um período de 30 dias, passando por diversos processos de acabamento, pintura e prototipagem utilizando as impressoras 3D, um trabalho minimamente detalhista acompanhado de perto por toda equipe PSA e 3D Systems.
O Grupo PSA, responsável pela produção de veículos sob as marcas Peugeot e Citroën no Brasil levou para o Salão do Automóvel de São Paulo, entre os dias 10 e 20 de Novembro no Expo SP, a versão Kyanit do Peugeot 2008.
No decorrer dos 30 dias para finalização do modelo, o grande destaque nos processos de prototipagem foi a impressora 3D ProX 950, da 3D Systems, que utiliza a tecnologia SLA (Esteriolitografia). Responsável por imprimir diversos componentes na montagem do Peugeot 2008 Kyanit, a ProX 950 foi escolhida por alguns dos seus diferenciais, tais como:
• Alta precisão e acuracidade – iguala ou excede a acuracidade de moldagem por injeção, rivaliza com CNC.
• Até 4 vezes mais rápida do que as impressoras 3D concorrentes.
• 2.5 vezes mais resolução do que impressoras 3D concorrentes.
• Imprime projetos de até 1500 x 750 x 550 mm.
• Possibilita de escolha entre 18 materiais de impressão.
• Alta eficiência no uso de materiais, usa menos que 1/3 do material de impressoras concorrentes – diminui gastos financeiros.
A impressão 3D no segmento automotivo não é nenhuma novidade, ao contrário do que muitos pensam é algo do século passado. Isso mesmo, as montadoras utilizam dessa tecnologia a mais de 20 anos e hoje se tornou algo indispensável nas áreas de desenvolvimento, designer e protótipo. Prova disso é a própria 3D Systems, que dentro do seu portfólio de clientes estão: Peugeot, Citroen, Renault, GM, VW, Fiat, Hyundai, Honda, BMW, Mercedes, entre outras.