Como escolher um bom Scanner 3D portátil a laser para inspeção

Você está visualizando atualmente Como escolher um bom Scanner 3D portátil a laser para inspeção

Ao escolher um scanner 3D portátil a laser, muitas vezes julgamos sua qualidade principalmente em função apenas do parâmetro precisão. No entanto, a precisão é apenas parte dos parâmetros essenciais. Outro recurso crucial, que geralmente não aparece em uma tabela de parâmetros, é a repetibilidade. O aspecto da repetibilidade completa a visão geral do desempenho final de um scanner 3D. Para mostrar a importância da repetibilidade no processo de seleção do produto adequado para sua aplicação específica, vamos examinar detalhadamente o novo scanner a laser 3D portátil FreeScan UE como um exemplo para realizar uma análise completa do produto.

Não negligencie este indicador importante!

稳定的重复精度

 

01 Precisão

A precisão é um parâmetro muito importante quando se trata de digitalização e medição 3D. Ao medir, a diferença entre o valor real medido (ou o valor médio da medição) e o valor real é chamada de erro. Quanto menor for o erro, melhor será a precisão.

O scanner 3D portátil a laser FreeScan UE adota o algoritmo de Controle de Erro de Registro Global (GREC) desenvolvido pela SHINING 3D, que pode atingir uma precisão de 0,02 mm e uma precisão de volume de 0,02 mm + 0,04 mm / m de acordo com os padrões de teste VDI / VDE. Ele pode atender aos requisitos de inspeção de vários cenários de aplicação.

Verificação de precisão

De acordo com o padrão de validação VDI / VDE, o FreeScan UE escaneou dez vezes o ´bastão padrão` . Os dados obtidos foram importados para o software de medição e a distância esférica de cada medição foi comparada com os valores padrão do bastão. Os resultados da comparação são mostrados abaixo.

Verificação de precisão

Observação: a distância esférica padrão do bastão é certificada por um organismo de certificação.

É óbvio ver que o desvio máximo é de 0,0474 e o desvio mínimo é de 0,0013 mm pelos resultados das dez medições do FreeScan UE, o que indica um excelente nível de precisão.

 

02 Repetibilidade

A exatidão da medição inclui não apenas exatidão, mas também a precisão da medição. Frequentemente nos concentramos na exatidão e tendemos a negligenciar a precisão. A precisão refere-se ao grau de conformidade entre os valores medidos nas mesmas condições repetidamente, o que também é conhecido como repetibilidade.

A precisão de um scanner pode ser exemplificada como um arqueiro. Somente quando o arqueiro for capaz de acertar o alvo e manter essa taxa de acerto toda vez que atirar, ele será considerado um bom arqueiro. A precisão pode ser referida como o desvio entre cada acerto e o alvo, enquanto a precisão descreve o desvio entre vários acertos. As figuras a seguir mostram a diferença entre exatidão e precisão de forma intuitiva.

Alvos

A Figura 1 demonstra uma baixa exatidão com alta precisão. O alvo é atingido em uma posição central, mas está mais longe do alvo. Semelhante a um scanner 3D, esta imagem indica que o equipamento não é muito preciso, mas as medidas estão estáveis dentro de um determinado intervalo.

A Figura 2 demonstra um alto grau de exatidão e precisão por acertos múltiplos no alvo. Semelhante a um scanner 3D, esta figura indica que o scanner 3D é tem exatidão e precisão em suas medições e tem um bom desempenho.

A Figura 3 mostra um baixo nível de exatidão e precisão. Todos os pontos estão espalhados e longe do alvo. Um scanner 3D com esses atributos não é exato e nem preciso.

A Figura 4 mostra um alto grau de exatidão e um baixo grau de precisão. Os locais de acerto estão todos próximos ao alvo, mas muito dispersos. Um scanner 3D com esses atributos mostra que as medições são exatas, mas instáveis.

 

Medição de repetibilidade

O método de medição de repetibilidade é muito intuitivo, que consiste simplesmente em realizar várias medições das mesmas peças. Na verificação da precisão acima, podemos chegar à conclusão que, por meio da comparação entre a distância esférica do bastão e o valor padrão, o scanner 3D portátil a laser FreeScan UE poderia manter o desvio em dez medições entre 0,0013 mm – 0,0474 mm.

O engenheiro realizou novamente a medição de duas partes da amostra, os dados digitalizados foram importados para análise do desvio. O cromatograma mostrou que: Quando o FreeScan UE verifica a mesma peça várias vezes, os resultados da medição são estáveis e confiáveis e não são muito influenciados pela operação e estado do dispositivo.

Peças digitalizadas 1

03 Suavidade

A suavidade e a eficiência do processo de digitalização são cruciais para a experiência de usar um scanner 3D. Isso pode ser avaliado intuitivamente em uma varredura no local.

O scanner 3D portátil a laser FreeScan UE pode atingir uma área de digitalização máxima de 510 mm * 520 mm, combinada com algoritmos inteligentes, permitindo obter dados de digitalização de alta qualidade de grandes partes de amostra de forma rápida e uniforme.

Verificação de suavidade

Desta vez, realizamos uma verificação sobre a lisura durante a digitalização de um carro com superfície preta brilhante. Antes da varredura, passamos cerca de 5 minutos colando pontos marcadores na metade da carroceria do carro. Nenhum pré-tratamento com pó é necessário e a superfície pode ser digitalizada diretamente. A varredura do FreeScan UE levou cerca de 7 minutos para completar a varredura de metade da superfície do carro.

Pecas digitalizadas 2 jpg

04 Portátil e Leve

Com a melhoria contínua da tecnologia de digitalização 3D e a diversificação dos cenários de aplicação, os requisitos para a conveniência de operar o dispositivo estão aumentando constantemente. O scanner 3D portátil a laser FreeScan UE foi projetado com base na melhoria da experiência do usuário. Ao se concentrar no desempenho do produto, também considerou totalmente o peso do equipamento. Com apenas 670g de peso o produto adaptou-se a um design leve, que juntamente com uma mala com tamanho apropriado para levar em mãos em transporte aéreos, você pode transportar facilmente o dispositivo para qualquer lugar.

peça digitalizada 3

 

05 Grau de compatibilidade com o software de inspeção

No processo de uso do scanner 3D, o grau de correspondência e compatibilidade com o software de inspeção afetará a experiência de uso do scanner, que gradualmente se torna um critério de avaliação do scanner 3D. Como um bom assistente para inspeção industrial, o scanner 3D portátil a laser FreeScan UE suporta o encaixe perfeito dos dados digitalizados com o software de inspeção. Após a conclusão da digitalização, clique no ícone no lado direito do software, você pode importar diretamente os dados digitalizados para o software opcional de inspeção, economizando tempo e aumentando a eficiência. (Observação: o software de inspeção opcional precisa ser instalado e configurado no mesmo computador)

Em geral, a avaliação de desempenho do scanner 3D portátil a laser depende principalmente dos aspectos mencionados acima: a precisão é o padrão principal, mas a repetibilidade também deve ser levada em consideração; a suavidade do processo de digitalização, a conveniência de uso e a compatibilidade com o software de inspeção também são critérios importantes que afetam a experiência do usuário subsequente. Obviamente, devido aos diferentes cenários de uso, a avaliação do scanner 3D será diferente. Nesta análise de equipamento, mais uma vez vemos o bom desempenho do scanner 3D portátil a laser FreeScan UE!

Mais informações sobre o FreeScan UE, clique aqui.