Como vimos na primeira parte, Pós-processamento 3D é uma das etapas mais importantes no processo de impressão 3D. Nessa segunda parte, vamos mostrar mais pós-processamentos que podem melhorar o resultado da peça impressa.
Colar peças impressas
Se imprimiu um objeto mas não coube na impressora e teve o dividir em partes, pode sempre juntar as partes da peça 3D.
Se você imprimiu com ABS
Você pode colar as peças através de soldagem. Isso não tem nada a ver com metais. Em impressão 3D soldagem refere-se à conexão de peças ABS com acetona. A acetona tem a capacidade de derreter o ABS, para que possa ser soldada com outra peça. Mas é preciso ter cuidado, se aplicar muita acetona pode derreter a peça. E lembre-se que esta técnica só pode ser feita com ABS.
Colagem com outros materiais (PLA, PETG, etc…)
A soldagem está disponível apenas para fundir várias peças impressas em ABS 3D, mas se você imprimiu com outro material, poderá colar as peças.
O PLA e do PETG são exemplos de materiais que eles podem ser colados muito facilmente usando adesivos como cola Cianoacrilato Ultra Rápido, que funciona excelentemente para plásticos. Se a sua cola de cianoacrilato não for específica para impressão 3D e demorar mais para secar e colar, você sempre pode acelerar o processo com um Spray acelerador de cianoacrilato. Assim aplicando a cola e o spray acelerador, a colagem será praticamente instantâneo.
PLA liso ou outras impressões
Aqui está a grande questão Qual é a melhor maneira de suavizar impressões 3D?
O PLA pode ser tedioso para lixar, deve haver outras maneiras de deixá-lo liso, certo? Bem, a verdade é que existem outros métodos, vamos listá-los:
- Plataforma de pulverização. Este material é comumente usado em carrocerias de automóveis para preencher arranhões ou manchas. Mas na impressão 3D também a usamos para suavizar nossas peças, preenchendo as lacunas nas camadas. Serão necessárias algumas demãos de spray e, em geral, quase nenhum detalhe se perde na peça se for bem aplicado.
- Tinta de retoque GelCoat é usada para o casco de barcos, impermeabilizar e também ajuda a suavizar preenchendo as lacunas nas camadas.
- Use Resina epóxié excelente para suavizar uma peça, mas dedicaremos uma seção a esse método mais adiante.
- A técnica de alisamento, preencher lacunas ou cobrir rachaduras de qualquer superfície de suas peças pode ser a Massa de Poliéster Universal ou a Massa de poliéster com fibra de vidro. É fácil de aplicar e lixar. Além disso, não racha nem encolhe quando seca.
- Outras opções muito interessantes são usar sprays que cobrem a peça, preenchendo todas as lacunas das camadas, com alguns efeitos, como spray efeito ferrugem, spray efeito granito, Spray de efeito de forjamento, ou sprays com efeitos metálicos. Estes contêm partículas que deixam a peça homogênea e sem vestígios de camadas.
ABS liso
O alisamento é uma técnica de pós-processamento para impressões em ABS. o acetona tem a capacidade de derreter ABS, portanto podemos suavizar as linhas das camadas visíveis na superfície da peça para obter um resultado liso e brilhante.
Você pode saber mais em nosso artigo sobre como alisar partes abdominais
Revestimento de epóxi
Cubra com epóxi impressões melhora resistência, mas você também pode selar peças porosas de impressão e atuar como camada protetora. O revestimento epóxi consiste em dois produtos químicos diferentes: a própria resina epóxi e o endurecedor.
Depois de ter a mistura pronta, é hora de aplicá-la na peça com um aplicador ou uma esponja. Quando tiver aplicado a primeira camada, deixe secar e depois pode passar uma lima. Feito isso, você pode aplicar a segunda e última camada de epóxi.
Preencha as lacunas em suas impressões 3D
Quando causamos uma grande impressão e sofremos delaminação ou há lacunas em nossa impressão, dói muito pensar em ter que repeti-la novamente. Portanto, é melhor aplicar um pouco de pós-processamento e salvar a peça.
Para cobrir essas imperfeições, existem massas, como Poliéster ou Poliéster com massas de fibra de vidro que podem fazer o trabalho de maneira muito profissional.
Primer e tinta
Este é um dos passos mais importantes e acima de tudo aquele que vai mudar o resultado da peça.
Antes de pintar uma peça, você deve alisar a peça para prepará-lo antes de revestir a peça com tinta ou spray. Este revestimento de impressão atua como uma camada de base de primer antes que a tinta seja aplicada na próxima etapa.
Na etapa anterior antes de aplicar o processo de primer, recomendamos primeiro lixe a peça com uma lixa, para remover as linhas de camada e alisar a superfície. Depois de lixar a peça, aplique duas demãos de primer.
Continuamos com o processo de pintura
Depois que o processo de primer secar, você pode começar a pintar com um pincel ou spray. Lembre-se que para funcionar melhor, você deve fazê-lo em uma área bem ventilada ou ao ar livre com uma máscara para evitar respirar os vapores.
Após a aplicação do primer, a tinta se agarrará facilmente à peça. Se estiver pintando com Sprays, lembre-se, como mencionamos anteriormente, faça-o ao ar livre, ou em local com boa ventilação, a menos que use sprays à base de água, estes se você pode usá-los dentro de casa.
Gostou dessas dicas? Sigam nossas redes sociais para não perder nenhum conteúdo:
LinkedIn: 3be Soluções em 3D
Instagram: @3BeOficial