O vidro automotivo é um daqueles setores extremamente mundanos que, no entanto, são indispensáveis para a estabilidade das cadeias de suprimentos globais. Esses setores, é claro, parecem ser os mais propícios nos últimos anos para a incorporação da manufatura aditiva (AM) em suas operações rotineiras de produção.
Apropriadamente, então, em 2019, a Saint-Gobain começou a usar as impressoras Epsilon W50 da BCN3D e as unidades de armazenamento Smart Cabinets na unidade Sekurit de sua fábrica de Barcelona. A Saint-Gobain, multinacional francesa que existe desde 1665 e que é um dos principais players do vidro automotivo, atualmente usa a impressão 3D para produzir as ferramentas, acessórios e gabaritos necessários para fabricar luzes laterais e retro iluminadas automotivas.
Assista vídeo da Saint Gobain: https://youtu.be/lhAwaedCtzc
A Saint-Gobain acaba de divulgar uma breve visão geral dos resultados da adoção da impressão 3D em suas operações comerciais até agora, e os números são sólidos: a divisão Sekurit de Barcelona economizou € 170.000 (cerca de US$ 182.000) em apenas três anos. Ainda mais impressionante, e de extrema importância para aumentar a resiliência da cadeia de suprimentos, o uso da impressão 3D reduziu em 93% os prazos de entrega necessários para o ferramental.
Em um comunicado à imprensa, Angel Salas, engenheiro de manutenção da fábrica da Saint-Gobain em Barcelona, comentou: “Na Sekurit, fabricamos componentes automotivos há 90 anos. Graças à impressão 3D, tivemos uma redução significativa de custos e um fluxo de trabalho mais rápido adaptado às nossas necessidades na fabricação de ferramentas, pois incorporamos essa tecnologia, em comparação com fornecedores externos que usávamos no passado.”
$ 182.000 ao longo de três anos para uma empresa do tamanho da Saint-Gobain, com 180.000 funcionários em 75 países, não parece muito inicialmente. Por outro lado, só a divisão Sekurit possui 39 fábricas ao redor do mundo. Portanto, se a empresa incorporasse técnicas de AM em todas as suas fábricas da Sekurit, poderia economizar mais de US$ 2 milhões por ano na linha de base, apenas para esta aplicação. Quando você começa a considerar as possibilidades para a Saint-Gobain aumentar o número de aplicações de AM que emprega, bem como sua incorporação de AM em divisões adicionais além da Sekurit, fica claro o potencial de redução de custos significativa a longo prazo.
Além disso, a lógica por trás da digitalização da cadeia de suprimentos fica mais clara quando vista no contexto maior de um impulso geral para reduzir as emissões de carbono, bem como a redução da força de trabalho observada em praticamente todos os setores desde o início da pandemia. Em relação à primeira dessas coisas, a Saint-Gobain fechou no mês passado um acordo com a montadora alemã Audi, bem como com a empresa alemã Reiling Glas Recycling, para um programa piloto de um ano para reciclar vidro automotivo. Isso é especialmente significativo, pois ainda não existe um circuito de reciclagem de circuito fechado para o produto. Se for bem-sucedida, a combinação de vidro reciclado e AM pode contribuir significativamente para a redução agregada das emissões de carbono na produção automotiva. Como a Saint-Gobain vem aumentando lentamente suas atividades na construção aditiva, não há razão para supor que não expandirá aditiva em suas outras operações.
Em relação à redução da força de trabalho desde o início de 2020, nos Estados Unidos, pelo menos, o setor de vidro automotivo perdeu 14% de seus técnicos. Seria interessante obter uma análise mais detalhada dos números da Saint-Gobain neste caso, para ver quanto da economia de custos estava relacionada à mão de obra. É importante ter em mente, além da economia de custos, que o preenchimento das lacunas da cadeia de suprimentos significa que a empresa é capaz de manter a produção em um nível que provavelmente não seria mais alcançável sem a incorporação, neste caso, do 3D impressão.
Além disso, de uma perspectiva de longo prazo, e em todas as indústrias pesadas, a produção just-in-time e right-on-time continuará a se entrelaçar com os procedimentos operacionais padrão. AM não é a única solução para este problema, mas é difícil imaginar o problema sendo resolvido sem ser um componente integral.
Fonte: https://3dprint.com/291502/auto-glass-giant-saint-gobain-cuts-costs-lead-time-with-bcn3d-3d-printers/