O Pós-processamento 3D é uma das etapas mais importantes no processo de impressão 3D. O Resultado da Peça é a última etapa em que você fará com que sua peça tenha a melhor aparência após a impressão. Fazendo com que melhore a estética da peça impressa, mas também a resistência e outras propriedades.
Neste post vamos mostrar-lhe algumas Dicas e Truques para aperfeiçoar o resultado de suas impressões 3D sem gastar muito mais tempo. Você pode escolher a técnica que melhor se adapta a você entre limpeza, preparação e acabamento.
Remova os suportes sem se preocupar
Uma vez impresso, parece fácil e não requer muito esforço, mas deve-se tomar cuidado para que as marcas dos suportes não fiquem na peça ao removê-los.
Dependendo do material que usamos, os suportes podem ser feitos do mesmo material que a peça (ou PLA, PETG, flexível ou outros materiais mais técnicos) ou por filamentos solúveis (Filamentos PVA que pode ser dissolvido em água ou outro líquido)
Os materiais mais comuns para materiais solúveis são HIPS e PVA. HIPS é frequentemente usado com ABS e se dissolve em limoneno, enquanto o PVA é ideal para PLA e se dissolve em água.
Para usar filamentos solúveis você precisa de uma impressora de extrusora dupla (como é o caso das impressoras da BCN3D), para imprimir o desenho com um material e os suportes com material solúvel. Esses tipos de suportes podem ser dissolvidos mergulhando a peça em água ou outro líquido fazendo com que o desenho tenha pouca ou nenhuma marca. Uma de suas vantagens é que dão mais flexibilidade ao desenho e as marcas não são tão perceptíveis ao retirar os suportes.
Peça impressa na BCN3D, com suporte solúvel.
Lixe sua peça
O lixamento é a forma mais comum de pós-processamento 3D. Muitas vezes podemos ter impressões 3D com uma superfície levemente áspera e lixar é a maneira mais fácil de suavizar.
Após a impressão podemos ter algumas marcas ou mesmo marcas após a remoção dos suportes. Para isso, podemos usar lixamento molhado e movimento circular. Conforme você lixa a peça, o atrito entre a lixa e a superfície cria calor, o que pode ter um efeito negativo nas camadas superiores do desenho 3D, especialmente com filamentos sensíveis ao calor.
Lixa molhada.
As camadas superiores são mais frágeis e visíveis, por isso é importante lixar a peça em movimentos circulares. Se você lixar paralelamente ou perpendicularmente às camadas, poderá estragar o resultado.
Lixar a peça também é um passo muito importante para alisar a peça e prepará-la para a pintura, pois todos os materiais podem ser lixados, embora dependendo da peça será mais difícil polir pequenos detalhes.
Quer imprimir com 2 materiais e ainda aumentar sua produtividade? Clique aqui para adiquirir a sua BCN3D Epsilon W50.