Impressão 3D em Metal nas salas de cirurgia

No momento, você está visualizando Impressão 3D em Metal nas salas de cirurgia

Como a 3D Systems e EIT estão transformando os implantes cirúrgicos.

Desde o planejamento pré-operatório para educação do paciente até as guias cirúrgicas, o uso da impressão 3D para aplicações médicas está em grande ascensão pelos médicos e pesquisadores, através da flexibilidade propiciada pela tecnologia. Uma nova geração de tecnologias de impressão 3D em metais juntamente com metais biocompatíveis está adicionando uma nova dimensão e expandindo ainda mais possibilidades da tecnologia contribuir na área da saúde, onde empresas de implantes médicos podem imprimir em 3D os implantes customizados e específicos para uso imediato em uma fração do tempo quando comparado com os métodos tradicionais.

eit_metal_part_banner-1

A empresa Alemã fabricante de dispositivos médicos EIT – Emerging Implant Technologies (www.eit-spine.de), a primeira empresa europeia de implantes ortopédicos focada exclusivamente em produção com uso de impressão 3D, recentemente demonstrou o vasto potencial de produção aditiva na área medica quando forneceu o primeiro implante de fusão impresso a um paciente com uma condição cervical degenerativa. A tecnologia por trás desse esforço pioneiro foi a impressora 3D direta em Metal da 3D Systems (DMP – Direct Metal Printing),que é capaz de construir objetos em metal camada por camada em uma variedade de metais, incluindo titânio biocompatível.

Projetado em parceria com a 3D Systems e produzido utilizando serviços de manufatura baseados na nuvem, o implante cervical poroso da EIT imita a estrutura e características trabeculares do osso, que segundo os desenvolvedores, permite que as estruturas ao redor se fundam com mais facilidade e acelere significantemente o processo de cura. Esse sofisticado dispositivo médico—com seus componentes de precisão micro, macro e nano estruturas—demonstra o poder e o potencial de impressões infinitamente complexas e com a incrível precisão da tecnologia DMP da 3D Systems.

As capacidades da tecnologia DMP e aplicações médicas com a EIT, já estão chamando a atenção da comunidade médica. “Nós estamos fascinados pelas possibilidades dessa nova tecnologia combinada com os modernos sistemas de CAD e a produção customizada de um implante cervical de alta tecnologia” disse o Professor Uwe Spetzger, cirurgião que realizou esta cirurgia, e presidente do departamento de neurocirurgia em Klinikum Karlsruhe, em uma press release. “O futuro de implantes personalizados para cada paciente começou”.

Tipicamente, uma cirurgia de implante cervical requer enxerto nos ossos e introdução de implantes de metal tradicionais, onde muitas vezes são acompanhados posteriormente de alguns resultados indesejados como movimentação do implante e ou até mesmo quebra. Como resultado, muitos pacientes acabam necessitando de novas cirurgias até que os implantes se fixem definitivamente. Já o implante da EIT elimina a necessidade de enxerto e, com sua estrutura similar ao osso, gera melhor contato e fusão do osso e implante. E com base em dados específicos de cada paciente e uso da impressão 3D, EIT é capaz de fornecer implantes ajustados perfeitamente à anatomia do paciente e produzi-los mais rápido e econômico quando comparado a métodos tradicionais. Esses implantes customizados reduzem a chance de deslocamento e proporcionam a fusão osso-implante mais rapidamente que é tão vital para o sucesso desse procedimento. Para o paciente, tudo isto se traduz em menos tempo exposto a anestesia porque não há necessidade de fazer enxerto ósseo. Além isto, os riscos no pós-operatório diminuem, pois, as movimentações do implante são menores e culminando numa recuperação potencialmente mais rápida.

Como no uso em aplicações médicas, aplicações automotiva, aeroespacial e manufatura, a impressão 3D direta em Metal da 3D Systems (DMP) produz peças em metal quimicamente puras, completamente densas e altamente precisas utilizando tecnologia patenteada de derretimento de metal a laser.
Com a mudança das empresas de produção médica em direção a implantes altamente personalizados e a alta complexidade dos implantes e guias de furação, o futuro é brilhante para impressão direta em metal da 3D Systems (DMP).

“Individualização trará implantes melhores, mais rápidos e cirurgias mais fáceis, e melhores resultados com custos razoáveis, ” disse Stephanie Eisen, CEO da EIT em um press release. “A quantidade de re-operações na coluna vertebral é muito maior que, por exemplo, com quadril ou implantes de joelho. É nossa missão mudar essa estatística de resultado ”.

Fonte original:  http://www.3dsystems.com/learning-center/case-studies/metal-3d-printing-operating-room

  • Categoria do post:Blog